Promoção da Sociedade de Informação e do Conhecimento

2008/01/21

TELEMEDICINA COIMBRA-LUANDA

A consulta de telemedicina entre os hospitais pediátricos de Coimbra e Luanda, a funcionar há mais de um mês, foi oficialmente inaugurada pelo ministro da Saúde, Correia de Campos.
A sessão inaugural decorreu no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), a partir do qual foi estabelecida uma ligação com o Hospital Pediátrico David Bernardino, de Luanda, onde se encontrava o também o ministro da Saúde angolano, Anastácio Sicato.
Desde a criação da teleconsulta, no início de Novembro de 2007, foram avaliados casos clínicos de 34 crianças, em oito sessões semanais.
A colaboração entre as duas unidades já levou à realização de um congresso de cardiologia pediátrica por telemedicina, a partir de Coimbra, mas os projectos passam a ligar, em Angola, a teleconsulta do Hospital David Bernardino a outras unidades hospitalares do país.
Neste projecto de telemedicina com Angola, além das unidades hospitalares, são parceiros activos várias empresas de telecomunicações dos dois países, interessadas na aplicação das tecnologias e no desenvolvimento de novas áreas de negócio.

Sem comentários: